As crianças participantes do projeto Defensores da Sustentabilidade da cidade de Peabiru realizaram a soltura de mil peixes alevinos no Ribeirão Lagoa no Caminhos de Peabiru.
Defensores da Sustentabilidade é coordenado pela professora Thalita Machry com os alunos da Escola Princesa Isabel. Antes da soltura dos peixes projeto já havia realizado várias ações como: plantio de árvores envolta de uma nascente para reflorestamento de matas ciliares, em parceira com a Polícia Ambiental e a Prefeitura de Peabiru; conscientização ambiental com um biólogo; palestra sobre pesca sustentável e responsável com a Polícia Ambiental; entrega de sacolas retornáveis em parceria com a Coamo; visita ao pesqueiro Beline lá puderam observar a criação dos peixes, a alimentação, a pesca e a limpeza e a construção de um peixe lixeira para colocar nas trilhas dos Caminhos de Peabiru.
Para Thalita a realização desta ações tem diversos significados. “Este projeto não é apenas uma série de atividades pedagógicas, é uma jornada de descoberta, aprendizado e conexão com o mundo ao nosso redor. Ele nos ensinou que podemos fazer a diferença, que podemos cuidar do nosso planeta e que cada pequeno gesto conta”, afirmou.
Para a soltura dos peixes estavam presentes o Prefeito de Peabiru, Júlio Cezar Frare, Soldados da Polícia Ambiental, Secretário Municipal de Meio Ambiente Osmar Botinha e pais.
O sucesso da soltura se deu graças a uma parceria com o Rotary Club Campo Mourão Raio de Luz, a Polícia Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e a Prefeitura de Peabiru.
