A cultura em Campo Mourão vem de contrastes. Campo Mourão foi a única cidade do Paraná que participou semana passada do Fórum Nacional Mais Livro e Mais Leitura, promovido pelo Ministério da Cultura (Foto secretário de cultura, Sônia Singer, com o Ministro Juca Ferreira). Campo Mourão foi convidado por se destacar em investimentos culturais e o Ministroi ganhou um kit de livros de autores mourãoenses (espero que o meu também esteja incluso).
A contradição é que na última terça feira houve uma reunião na fundação cultural para discutir as questões do carnaval de rua de 2010 e ouve um corte de cerca de 75% no investimento que seria realizado e que já estava combinado entre as escolas do grupo especial. Todas as escolas presentes, incluindo o BUPS, da qual faço parte, entenderam a situação em que passa a fundação e o município e aceitaram, apesar de que agora ficou uma situação muito difícil para as agremiações.
É uma triste notícia tendo em vista a evolução que vinha se conquistando nesta área com apresentações muito boas. Ainda discutiremos a viabilidade de participar do Carnaval de Rua, mas esperamos que tudo dê certo.
Contraditório, não acham?
Rafaela Rocha
16 de outubro de 2009 às 13:14
Prezado blogueiro, conheço voce e sua trajetória na cultura do estado. Conheço também o cenário cultural mourãoense, que funciona de forma morosa e alimentada por algumas pessoas que pouco entendem de cultura e arte de fato e outras que acham que entendem muito, mas só acham.
Mas penso que você Raoni, deve levar isso por um lado menos pessoal, menos o Seu bloco, menos o Seu livro. Pensemos mais nas manifestações culturais mourãoenses ficando apagadas, e na diminuição do turismo à região. Um carnaval com potencial diminuido pelo erro das prioridades, uma festa do Carneiro no Buraco mal organizada. Os idosos não contam com atividades culturais regulares e a "estação da luz" está mal aproveitada, eu diria até inacessível.
Ai de ti Campo Mourão! Como diria Dalton Trevisan, em outra oportunidade.