Prefeitos e representantes de todos os 39 municípios contemplados com o direito de implantar o Curso de Medicina estiveram reunidos com o ministro interino da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, 18, em Brasília. Durante o encontro o ministro falou da retomada do processo ainda anunciando próximos passos. Ele anunciou que a liberação do Tribunal de Contas da União (TCU) já chegou ao Ministério da Educação e que os contratos do MEC com os municípios começarão a ser assinados já no próximo mês de setembro, garantindo a criação do Curso de Medicina em todos os 39 municípios do país, dentre eles Campo Mourão. A prefeita Regina Dubay (PR), se encontra em Brasília, onde participou da reunião.
Atualmente o processo se encontra em fase adiantada, considerando que a Faculdade Integrado ganhou o direito de ter o curso de medicina no município, onde serão oferecidas 50 vagas de início. Campo Mourão é uma das quatro cidades do Paraná que conquistou o direito de implantação do curso cumprindo todos os quesitos.
O processo de instalação do Curso de Medicina com uma faculdade do próprio município, é resultado de um trabalho conjunto, envolvendo a Prefeitura de Campo Mourão, através da equipe da Secretaria de Saúde, hospitais de Campo Mourão, Terra Boa e Goioerê, apoios técnicos e políticos, como da senadora Gleisi Hoffamn (PT). Obras realizadas em Campo Mourão no setor de saúde, como sete Unidades Básicas de Saúde, além da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, conquistas junto ao Governo Federal (Ministério da Saúde), também foram fundamentais no processo de viabilização do curso.