Como falamos ontem, o Grêmio Maringá vai a todas as instâncias jurídicas para garantir o reconhecimento por parte da CBF do título da Copa dos Campeões, de 1969, vencida pela equipe maringaense. Essa reivindicação virou destaque na imprensa nacional como mostra a foto montagem acima do site do globoesporte.
Meu pai sempre falou sobre esse título do Grêmio Maringá. Sempre disse que este foi o primeiro título nacional de um clube paranaense e que tem lembranças inclusive de ter ido ver o desembarque do time do Sport Recife em Maringá. A foto abaixo mostra a equipe do Grêmio em 1969.
O Grêmio Maringá acima contava com jogadores como Maurício (goleiro), Fausto, Ditão, Zé Carlos e Japonês; Reginaldo e Valtinho; Peter, Ademir Rodrigues, Osvaldo e Djalma
Outros times estão solicitando reconhecimentos de seus títulos, como Portuguesa, campeão do Rio São Paulo em 52 e 55. O Palmeiras, o Flamengo e o Paysandu, campeões da Copa dos Campeões em 2000, 2001 e 2002 e o Flamengo ainda solicita o reconhecimento da Copa União de 87. Outras equipes também deverão entrar na justiça pedindo o reconhecimento da Copa do Brasil, disputada desde 1989, como título brasileiro.
Tudo isso era de se esperar, depois de uma decisão exagerada e sem nenhuma discussão ampla no mundo do futebol. Acredito que a decisão da CBF foi irresponsável. Não discuto os méritos das equipes e das conquistas. Mas a equiparação, da forma que foi, sem que fosse feita uma análise dos precedentes que isso poderia causar.
Agora tem que reconhecer o título do Grêmio de 1969, pois o campeonato foi organizado pela CBD e está dentro da margem que foi aberta pela decisão.
Entramos na era dos títulos com asteriscos, como definiu José Ilan colunista da Globo.
E apenas começamos.