O Governo do Paraná autorizou, por meio de decreto, a retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades públicas e privadas do Paraná a partir de 18 de fevereiro. O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (20). As aulas estão suspensas desde março do ano passado, após o início da pandemia do Covid-19.
O documento é assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e pelos secretários da Educação e do Esporte, Renato Feder, da Saúde Beto Preto e pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva.
Em dezembro, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) já havia divulgado a pretensão de retorno em formato híbrido, ou seja, parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, simultaneamente, a mesma aula de maneira remota
Ainda na ocasião, o governador e o secretario de educação afirmaram que a prioridade será dos alunos que não têm acesso à tecnologia em casa, como um computador ou aparelho de telefone celular. Quem não se enquadrar na categoria poderá seguir o modelo atual, com a impressão do material didático.
De acordo com a secretaria, os colégios estaduais vão adotar as medidas do protocolo de prevenção contra a covid-19 elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Paraná tem 511.460 casos confirmados e 9.171 mortes provocadas pela Covid-19, segundo boletim da Sesa desta quinta-feira (21).