A Federação Paranaense de Futebol definiu, em arbitral realizado na tarde desta quinta-feira, 8, na sede da entidade em Curitiba, a fórmula de disputa da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional – Temporada 2017. A previsão de início do campeonato é para o dia 27 de agosto.
Participaram da reunião o presidente da FPF, Hélio Pereira Cury, o vice-presidente Amilton Stival, o assessor da presidência Robson Seerig, o gerente de competições Marcius Koehler, o gerente do departamento de registros Éverton Amaro e o supervisor de segurança e vistoria de estádios João Paulo Mazur.
Além deles, estiveram presentes também os representantes das equipes inscritas na competição:
- Arapongas Esporte Clube
- Associação Atlética Batel
- Clube Atlético Cambé
- Colorado Atlético Clube
- Futebol Clube Verê
- Grecal
- Independente Futebol
- Rec Esporte Clube
- Sport Club Campo Mourão.
Fórmula de disputa
Ficou definido que, na primeira fase, as nove equipes participantes formam um grupo e jogarão entre si em turno único. Classificam-se para a segunda fase, os quatro melhores times da classificação geral.
Na segunda fase, chamada semifinal, os quatro clubes classificados formam dois grupos: o Grupo “A” (1º colocado x 4º colocado) e o Grupo “B” (2º colocado x 3º colocado). Eles jogarão partidas de ida e volta.
Na última fase (final), os dois times classificados da segunda fase formam o Grupo “C” e jogarão partidas de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube que tiver somado o maior número de pontos, considerando os resultados obtidos nas fases anteriores.
Será o campeão, o clube que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida – caso haja igualdade de pontos, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis.