O Deputado Federal Lucio Vieira Lima (PMDB), que já foi cotado para ser vice-presidente da Câmara, adquiriu com dinheiro da Câmara dos Deputados, 75 passagens em apenas um dia. A data da compra foi o dia 28 de dezembro de 2016 e as passagens custaram aos cofres públicos o valor de R$ 48.695,78.
A grande compra de passagens em apenas um dia e em período de recesso parlamentar é explicada pelo parlamentar com a frase “Se eu não gasto a verba, ela é perdida” diz. Além disso, Lima completou: “Pela legislação eu posso tirar para mim e para o meu gabinete. Se eu não uso, ele volta para a Câmara” falou o nobre parlamentar.
O que Lima tentou explicar é que nas regras da cota que cada parlamentar tem e que é uma espécie de “auxílio” ao seu mandato, a verba destinada a cada deputado pode acumular de um mês para o outro, mas não de um ano para o outro. Por isso a correria para gastar o dinheiro antes que ele voltasse para a Câmara e pudesse ser usado para outra finalidade. Vale lembrar que as passagens compradas deveriam ser marcadas até o dia 31 de março de 2017 e que os deputados continuam recebendo essa verba durante estes meses.
Sobre as passagens, o Deputado Federal afirmou: “o preço das 75 passagens deve ter sido uma ninharia”. Como referido anteriormente, as passagens custaram R$ 48.695,78.
Com informações do portal UOL.