Que o início do ano para os professores do Paraná não está nada fácil, já é notícia vinculada em todos os meios de comunicação do estado. A resolução com a diminuição da hora atividade, com mudanças na classificação para distribuição de aulas extraordinárias e o caos que se viu na distribuição de aulas, com professores tendo que ficar até de madrugada para receber suas aulas deixaram professores indignados.
Contudo, a situação de desorganização ainda não teve seu capítulo final. A SEED marcou distribuição de aulas para esta segunda, 13, de manhã e no período da tarde. Acontece que neste período os professores deveriam estar reunidos nas escolas realizando atividades da semana pedagógica que está marcada para segunda, 13, e terça, 14. Os educadores deveriam estar discutindo estratégias para suas aulas e também para combater a evasão escolar, o número de reprovações, enfim, discutindo o plano de ação de cada instituição.
Como muitos professores ainda não pegaram aulas devido a mudança na hora atividade imposta pelo governo Beto Richa (PSDB) terão que se dirigir aos locais de distribuição e assim terão sua participação na semana pedagógica comprometida.
A falta de tempo para planejar as ações do ano pode prejudicar ainda mais o processo de ensino aprendizagem.
Paralisação
Todas as situações vívidas pelos educadores nos últimos dias, bem como outras pautas, levaram a categoria a aprovar greve a partir do dia 15 de março. Até lá, serão realizadas diversas mobilizações aprovadas por meio da assembleia da APP Sindicato, realizada no último sábado, 11, em Maringá.