Caiu como uma bomba entre os profissionais da educação a notícia desta última quarta-feira, 28, de que o Grupo de Apoio de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do Paraná (SEED) tornou nula a distribuição de aulas que havia acontecido em dezembro.
Segundo a instrução normativa nº 01/2015 os núcleos regionais de educação deverão refazer a distribuição de aulas a partir do dia 2 de fevereiro, data que estava prevista o início da semana pedagógica, ou seja, a preparação do início do ano letivo foi altamente prejudicada.
Além de atrapalhar o início do ano letivo, a nova distribuição de aula não contempla projetos como Mais Educação, CELEM, Sala Apoio, entre outros.
A SEED afirma que a redistribuição de aulas deve ser feita para contemplar os professores que estavam lotados nos núcleos de educação e que agora retornaram as salas de aula e também os novos concursados. Mas para o sindicato dos professores isso não seria verdade, já que em dezembro a distribuição de aulas já contou com os novos concursados e com professores que atuam nos NREs de acordo com orientação da própria Secretaria.
Ainda de acordo com a APP Sindicato, esse procedimento prejudicará os trabalhos nas escolas: “Este novo processo desorganiza o trabalho pedagógico na escola. Com isso, boa parte das escolas iniciará o ano com falta de professores e professoras”, afirma a secretária educacional da APP-Sindicato, professora Walkiria Olegário Mazeto.
Ou seja, todos os professores que ficaram horas esperando para pegar aulas em dezembro terão que passar por esse processo novamente.