Este é um dos tantos temas sobre a nossa cidade estudado pelo historiador Jair Elias dos Santos Junior. Ele assina este texto abaixo onde compartilha um pouco de seu conhecimento e suas imagens de arquivos com todos os mourãoenses.
História
Hoje a nossa bandeira completa 57 anos de criação. Desde 2004, a presente data é comemorado o Dia da Bandeira de Campo Mourão. A nossa bandeira tem uma curiosidade: os vértices do duplo losango representam o povo e os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Em 1964, o professor Ephigênio José Carneiro, atendendo a manifestação dos munícipes, liderou uma comissão especial com a finalidade de instituir a Bandeira do Município, contando com o apoio da Câmara Municipal. Para o cumprimento desta missão, o vereador deslocou-se até Curitiba, onde se reuniu com o artista Augusto Conte, ocasião que expôs a suas ideias e definiu que o projeto deveria ser desenvolvido em um estudo com seis modelos para a bandeira. Elaborados os desenhos, a escolha do modelo definitivo procederia através de manifestação popular, onde as seis sugestões foram expostas no hall do Cine Plaza e a coletividade mediante votação definiu o desenho n. º 2 como vencedor.
Em 29 de junho de 1964, com a inauguração do prédio do Paço Municipal pelo prefeito Milton Luiz Pereira, o primeiro ato oficial dentro das novas instalações da Câmara Municipal foi a apuração do concurso para a escolha da bandeira, sendo vencedor o modelo atual, vindo então a simbolizar as nossas tradições, ideais e riquezas.
Coube ao prefeito Milton Luiz Pereira, em 26 de setembro de 1964, sancionar a Lei n. º 32, instituindo oficialmente a Bandeira do Município.
A Primeira Bandeira
Em 11 de março de 1956, o advogado Dr. Nelson Bittencourt Prado elaborou um estudo para a Bandeira do Município, pois no mesmo período havia sido instituído o “Escudo da Cidade e Município de Campo Mourão”. A Bandeira em fundo verde seria cortada por duas faixas amarelas e, ao centro, teria uma estrela, porém, inexiste registro oficial que o estudo realizado por Nelson Prado chegou a ser concretizado.
Um documento assinado pelo Dr. Nelson Bittencourt Prado em 11 de março de 1956 menciona que o primeiro exemplar da Bandeira foi oferecido pelo Dr. Manoel Henrique Roskamp e executado pela Casa Roskamp Ltda, de Curitiba.
Em 2005, durante a tramitação do projeto de Lei que corrigiu as distorções nos Símbolos Municipais, foi apontado pelo professor Ernani Costa Straube (Vice-presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Paraná e membro da Academia Paranaense de Letras e renomado especialista neste assunto), “erros heráldicos na Bandeira do Município”.
As modificações foram aprovadas por unanimidade pela Câmara Municipal e convertidas na Lei n.º 1930, de 16 de maio de 2005.
No dia 5 de julho de 2005, honradamente fiz a entrega do primeiro exemplar da nova bandeira ao prefeito Nelson Tureck. Esse exemplar faz parte do acervo do Museu Municipal.