O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o diretor Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, concluíram nesta sexta-feira (4) uma rodada de visitas às prefeituras da região de Campo Mourão, com passagens por Araruna, Peabiru, Ubiratã, Juranda, Boa Esperança e Janiópolis.
Nas reuniões para apresentação da instituição, em busca de novas parcerias, todos os prefeitos manifestaram interesse em financiamentos para projetos de obras públicas, como barracões industriais, pavimentação de vias urbanas e geração de energia com placas fotovoltaicas para empreendimentos urbanos e rurais.
As novas taxas de juros os novos itens financiáveis do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), os juros do Banco da Mulher Paranaense, a partir de 0,45% ao mês, e a opção de fundos de garantia por meio de fundos de aval atraíram a atenção de todos os gestores.
A Fomento Paraná deve promover uma nova rodada de visitas à região para realizar eventos conjuntos com as prefeituras e associações comerciais para divulgar oportunidades de crédito e orientar empreendedores e parceiros sobre projetos de geração de energia, fomento ao turismo religioso e rural e outros.
“Nossa intenção é apresentar a instituição aos prefeitos, trazê-los para ser nossos parceiros ou para incrementar algumas parcerias já existentes, e mostrar efetivamente que queremos colocar no mercado recursos com juros baixos e prazos adequados, que justifiquem nossa existência com instituição financeira pública de fomento”, explica Heraldo Neves, sobre as viagens que agora somam 240 municípios percorridos desde 2019.
A Fomento Paraná atualmente está presente em mais de 290 municípios com agentes de crédito ou correspondentes parceiros, número que deve crescer a partir de fevereiro e março, com os novos cursos de capacitação de agentes e o credenciamento de correspondentes.
Parque Industrial
O prefeito de ARARUNA, Leandro Oliveira (Cidadania), presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), apresentou aos diretores o projeto de um novo parque industrial em implantação no município, onde devem ser instaladas indústrias metalúrgicas e uma fábrica de piscinas. A iniciativa pode ser apoiada por outros programas do Governo do Estado, como o Paraná Competitivo.
Foram debatidas oportunidades de parcerias para aumentar o crédito para donos de pequenos negócios, principalmente MEIs em Araruna. Acompanharam a visita o secretário de Indústria e Comércio, Jarbas Jr. da Silva, e a engenheira Aline Ferreira Gloor, responsável por projetos de obras do município.
Giro Fácil
Em PEABIRU, a reunião com o prefeito Julio Frare (PL), teve a participação do presidente da secretária executiva da Associação Comercial – ACEP, Alexandre Pelizzari e Elen Lopes, respectivamente, e do agente de crédito José Inácio da Silva Filho.
O município mantém parceria com a Fomento Paraná há vários anos no microcrédito. O próximo passo será uma parceria conjunta com a ACEP para divulgar as linhas de microcrédito, até R$ 20 mil, e a linha Fomento Giro Fácil, até R$ 500 mil, desenvolvida para trabalhar com correspondentes de entidades parceiras.
Na quinta-feira (3) as visitas do diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e do diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, foram em quatro cidades: Ubiratã, Juranda, Boa Esperança e Janiópolis.
Em UBIRATÃ, onde foram recebidos pelo prefeito Fábio Dalecio (Cidadania) e pelo secretário de Desenvolvimento Laércio França, evoluíram as conversas com o presidente da Associação Comercial de Ubiratã, Fabio Teifke, para tratar da reativação da parceria da ACEU para atuar como correspondente.
O encontro serviu para a apresentação de melhorias na plataforma giro fácil, com capital de giro até 500 mil e das linhas de energia alternativa, com taxas de juros mais baixas. Estiveram presentes o chefe de gabinete da prefeitura de Ubiratã, Geraldo Santos, e as agentes de crédito Fernanda Sluzovski e Viviane Ciciliato.
Em JURANDA, a prefeita Leila Amadei (PSD) ficou interessada num novo convênio com a instituição e pretende colocar um agente de crédito para atuar no município. A intenção é aproveitar a oportunidade de acesso ao crédito para fortalecer o turismo religioso no município, que em breve deverá com star até com um parque temático, relacionado a um milagre dos pastorinhos, que colocou a cidade na Rota da Fé.
Além da prefeita, participaram da conversa o secretário de Administração, Raul Deringer, e o coordenador geral Marcelo Silveira.
Na passagem por BOA ESPERANÇA, a reunião com o prefeito Joel Buscariol (MDB) traçou detalhes sobre o arranjo entre o município e a associação comercial para o atendimento a empreendedores locais. Presentes estavam o secretário de Finanças, Ricardo Fischer, o chefe de gabinete, Gabriel de Oliveira, e o assessor jurídico da prefeitura de Boa Esperança, Lazero Mendes, além da presidente Associação Comercial e Industrial, Lídia Faria de Oliveira.
Em JANIÓPOLIS, os diretores da Fomento Paraná estiveram reunidos com o prefeito Ismael Dezanoski (PSD), o vice-prefeito Eides Guedes e com a empresária local Elizabeth dos Santos. Por lá também foi discutido um meio de apoio conjunto à prefeitura e à associação comercial para o aperfeiçoamento na prestação de serviços de crédito promovidos pela Fomento Paraná.