conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Esportes

Domínio Sul e Sudeste tem 90% dos times da séria A do Campeonato Brasileir

Sul e Sudeste predominam no Brasileirão

Sul e Sudeste predominam no Brasileirão 

Do Jornal Correio do Cidadão

            Os resultados finais das Séries A e B do Campeonato Brasileiro revelaram o quanto está centralizada em duas regiões a elite do futebol nacional. O Sul e o sudeste terão a partir de 2015, 90% dos clubes disputando a primeira divisão, restando apenas 10% para as outras três regiões.

            Apesar de Botafogo e Criciúma terem sido rebaixados, Ponte Preta, Vasco, Joinville e Avaí subiram para a primeira divisão e são todos clubes da região sul ou sudeste. Já no descenso Bahia e Vitória disputarão a série B e são dois times do nordeste, que junto com o Sport eram os três representantes do Nordeste na elite.

            O Sul disputará o Brasileirão de 2015 com 8 equipes, sendo duas do Paraná, duas do Rio Grande do Sul e quatro de Santa Catarina que hoje é a segunda força do futebol nacional em número de equipes na elite do futebol brasileiro. As oito equipes são: Atlético Paranaense, Coritiba, Internacional, Grêmio, Chapecoense, Avaí, Figueirense e Joinville.

            Já o sudeste contará com 10 equipes na elite, sendo cinco de São Paulo, o estado com o maior número de times na primeira divisão, três do Rio de Janeiro e duas de Minas Gerais. As dez equipes são as seguintes: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta, Flamengo, Vasco, Fluminense, Cruzeiro e Atlético Mineiro.

            Apenas duas equipes da elite do futebol brasileiro não pertencem ao Sul e ao Sudeste. Essas equipes são Sport do Recife, o representante do Nordeste no Brasileirão 2015, e o Goiás, que representa o Centro Oeste. O Note não tem nenhum time na primeira divisão.

            Essa concentração nas duas regiões não é muito positiva para o futebol nacional como um todo, embora algum ufanista de campanhas separatistas possa achar que isso é um sinal de grandeza de nossas regiões. O problema é que mais da metade do país acaba se distanciando de suas raízes regionais do futebol local e migrando para torcer para clubes do sul ou sudeste, ou pior para times internacionais ou ainda preferindo ficar sem clubes, se distanciando do futebol. É claro que um diagnóstico que precisa de uma análise mais aproximada a respeito, mas preocupa os amantes da bola.

            Enquanto isso, a CBF organizará o campeonato Brasileiro menos representativo em divisão de regiões da história do futebol neste país desde que o Campeonato foi criado em sua forma moderna em 1971. Clubes com Ceará, Fortaleza, Bahia, Vitória, Náutico, Santa Cruz, Atlético de Goiás, Vila Nova, Remo, Paysandu, América e ABC de Natal terão que suar muito para reverter essa lógica.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença