Em ato de solidariedade e defesa da democracia, o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania) assinou, nesta quarta-feira (2), junto aos demais parlamentares, um manifesto da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em apoio incondicional ao povo ucraniano.
Na ocasião ele enalteceu a paz, defendeu o diálogo e lembrou da comunidade ucraniana no estado, destacando movimentos em Campo Mourão, Roncador e Prudentópolis. O Paraná congrega o maior contingente de imigrantes e descendentes ucranianos no Brasil.
Douglas Fabrício lamentou que um acordo diplomático não tenha sido realizado e disse que a invasão à Ucrânia afronta os princípios de harmonia, prejudicando países, influenciando no desenvolvimento mundial. “Temos a obrigação de lutar pela convivência pacífica entre os povos”, declarou Douglas Fabrício.
Em nota oficial, o parlamento do Paraná reforça a defesa da democracia e acredita que seus preceitos devem ser aplicados em qualquer lugar do mundo. “A soberania, a integridade territorial e o povo ucraniano têm nosso reconhecimento e respeito”, estabelece a nota.
Homenagem programada
Na próxima segunda-feira (7) a Assembleia Legislativa do Paraná realiza uma Sessão Especial em solidariedade e apoio ao povo ucraniano. O ato contará com hasteamento da Bandeira da Ucrânia, juntamente com os pavilhões do Paraná e do Brasil. Lideranças da Comunidade Ucraniana do Paraná deverão participar.
Leia o Manifesto da Assembleia Legislativa do Paraná
APOIO INCONDICIONAL À UCRÂNIA
A Assembleia Legislativa do Paraná lamenta que não prosperaram as negociações entre Rússia e Ucrânia e os ataques covardes das tropas russas continuam.
Os deputados estaduais manifestam incondicional solidariedade ao povo ucraniano e abraçam a comunidade que escolheu viver no Paraná. É inegável a contribuição das famílias de descendentes para o desenvolvimento de muitas cidades e regiões paranaenses.
A Ucrânia é uma nação irmã e as violentas ações militares russas merecem total repúdio. A invasão promovida pela Rússia ataca todos os princípios de harmonia entre as nações e de convivência pacífica entre os povos.
O parlamento do Paraná reforça a defesa da democracia e acredita que seus preceitos devem ser aplicados em qualquer lugar do mundo. O diálogo é a melhor forma de resolver conflitos. A soberania, a integridade territorial e o povo ucraniano têm nosso reconhecimento e respeito.
Lamentamos que a solução diplomática para o conflito aberto pela Rússia contra a Ucrânia não tenha avançado.
A paz tem que prevalecer!