Mais de 2,5 mil kits de robótica serão entregues nas próximas semanas para 257 colégios da rede estadual do Paraná. A ação inovadora integra o programa Robótica Paraná, lançado nesta segunda-feira (30), no Palácio Iguaçu, pelo Governo do Paraná. A estimativa é que nesta primeira fase do projeto 10 mil alunos sejam beneficiados.
Participaram do evento de lançamento diversas autoridades, educadores e estudantes, entre eles o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania), um entusiasta do projeto.
A iniciativa vai destinar 10 kits para cada escola com foco no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio, totalizando 2.577 materiais de apoio.
O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.
Para o deputado Douglas, que encaminhou um pedido para que algumas escolas de Campo Mourão e cidades da região sejam contempladas com os kits de robótica, este é um programa que contribui com a modernização do ensino público.
“Este programa de robótica qualifica os jovens paranaenses para novas profissões da área da tecnologia. Vivemos um momento em que o mercado de trabalho passa por mudanças e as pessoas precisam se adaptar”, afirma o parlamentar.
Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.
Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estarão disponibilizados no site do Robótica Paraná.
Para Sérgio Murilo, diretor do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont de Campina da Lagoa, o programa Robótica Paraná contribui com a preparação dos jovens para novos postos de trabalho.
“É um programa que pode mudar o futuro de um jovem. Agradecemos o deputado Douglas Fabrício por incluir as escolas de nossa região neste importante programa de qualificação”, diz.
Conteúdo
O conteúdo de robótica será dividido em três módulos de 42 aulas, um para cada série do Ensino Médio. No primeiro, será trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprenderão sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro será a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas.
Os professores que desejarem também poderão utilizar o kit para desenvolver atividades dentro da sua respectiva disciplina, de forma pontual ou contínua.
Material Didático
Os professores passarão por treinamento com técnicos dos Núcleos Regionais da Educação (NREs) para compreender como aplicar o material didático, que foi elaborado pela equipe interna do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI) da Secretaria de Educação do Paraná.
Com Assessoria