A partir desta quarta-feira (6), a Unidade Básica de Saúde do Jardim Alvorada passará a atender exclusivamente pacientes com dengue ou com suspeita. Na próxima segunda-feira (11) o atendimento no Centro Social Urbano também será específico para casos de dengue. O horário de atendimento das duas unidades será das 7h30 às 16h30, sem interrupção para almoço.
Essas medidas fazem parte do esforço da administração municipal de Campo Mourão para melhorar a estrutura de atendimento em razão do aumento expressivo de casos de dengue, que já passa de 1.500. Outra medida é o funcionamento do Pronto Atendimento do Lar Paraná aos sábados e domingos, das 7 às 19 horas, para pacientes com sintomas de dengue.
Também a partir de quarta-feira (6), será antecipada a volta do funcionamento das UBS Urupês e Tropical (reformadas) para desafogar o fluxo de atendimento básico à saúde nas demais unidades. “Já solicitamos a contratação de mais um médico para o PA e na UPA”, disse a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak. Também serão contratados mais dois médicos clínicos geral para atendimento de livre demanda em duas Unidades de Saúde.
Ações de combate a proliferação do mosquito são permanentes por toda a cidade. “Sempre alertamos que se a população não fizer sua parte, as ações do poder público não dão conta”, completa a secretária. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal também participam da força tarefa com roçadas e recolhimento de resíduos com caminhões.