No inicio desta semana o Paraná ultrapassou a marca de 60,1 mil mesários inscritos como voluntários para trabalhar nas próximas eleições municipais. A conquista foi resultado de um esforço coletivo de magistrados, servidores, profissionais de imprensa, universidades e dos próprios mesários, que incentivaram a participação de novos voluntários. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pelo aplicativo e-Título.
Para viabilizar o exercício do voto dos 8,1 milhões de eleitores aptos a participar do pleito no Paraná, que irão às urnas de 7h as 17h no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro, são necessários cerca de 88 mil mesários no Estado.
O número de mesários voluntários registrado até agora em 2020 no Paraná representa mais que o dobro de voluntários nas eleições de 2018 – que não chegou a 20 mil habilitados – e supera também as últimas eleições municipais, em 2016 – que contabilizou 15 mil voluntários. Por ser um ano eleitoral atípico, devido à pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral está seguindo as orientações sanitárias e realizando um trabalho especialmente voltado à segurança nas seções eleitorais.
Vantagens
Todos os eleitores que se voluntariarem ou forem convocados terão direito a algumas vantagens, previstas na legislação eleitoral, como o direito a dois dias de folga por dia trabalhado nas eleições (incluindo o do treinamento), fruição de horas extracurriculares na universidade, vantagem de desempate em concurso público, quando previsto em edital, isenção no pagamento de taxas em concursos públicos estaduais e auxílio alimentação nos dias de votação.
Mesário Universitário
Os estudantes das universidades parceiras do Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, lançado pelo TRE-PR para as Eleições 2020, poderão receber até 60 horas extracurriculares.
Com Assessoria TRE-PR