“Devolva livros em atraso e transforme sua multa em um ato de solidariedade”. Esse é o tema da Campanha da Anistia, que a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello vai promover de 12 de março a 30 de abril. Em vez de cobrar a multa de leitores com livros em atraso, a campanha solicita doação de caixas de leite para serem repassadas ao Lar Dona Jacira.
Atualmente, mais de 100 livros de propriedade da Biblioteca estão nas mãos de sócios-leitores, alguns há mais de quatro anos. Só dos livros emprestados em 2015, 33 não foram devolvidos. A campanha faz parte da ação “Biblioteca em Movimento”, que terá início nesta sexta-feira (4) e visa fomentar a difusão do livro, leitura e literatura em 2016.
“Com esta ação beneficente a Biblioteca espera recuperar os livros não devolvidos”, justifica a coordenadora da Biblioteca, Mara Oliveira. A campanha pretende conscientizar o usuário da importância em devolver o livro, que é de todo e trazer novamente as obras para o acervo e colocar à disposição para novos empréstimos.
A coordenadora explica que o prazo máximo de empréstimo de um livro é de 10 dias, renovável por mais 10. A multa pelo atraso é de R$ 1,00 por dia e por livro. “Esse valor não é reajustado desde 2012 e todo ano a gente acaba realizando campanha de anistia de multa para ter de volta os livros. Desta vez, porém, em vez de perdoar a multa, vamos substituir por doação de leite, cuja quantidade será calculada de acordo com o valor da multa”, completa Mara.