conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Em uma canetada, Ministério da Cultura é extinto

Wagner Moura afirmou que já esparava. Foto: Edison Vara/PressPhoto

Wagner Moura afirmou que já esparava. Foto: Edison Vara/PressPhoto

Uma das grandes reivindicações de artistas, produtores culturais e pessoas interessadas na cultura popular brasileira sempre foi a existência de uma pasta no governo federal para esta área específica. Em muitos governos a área da cultura sempre ficou anexada a de Educação, o que prejudica o desenvolvimento de ações neste campo específico, já que o Ministério da Educação é enorme com muitas outras questões para desenvolver.

Presente nos últimos mandatos do governo federal, o Ministério da Cultura foi extinto como uma das primeiras ações do presidente interino Michel Temer (PMDB). A extinção do MinC foi motivo de muita revolta da categoria pelas redes sociais. Agora a área de cultura volta a estar anexada ao Ministério da Educação.

Repercussão 

O renomado cineasta Cacá Diegues deixou clara a sua indignação: “É um retrocesso acadêmico, uma incompreensão do mundo moderno e do futuro. Um retrocesso” afirmou. Já o ator Wagner Moura disse que esperava por essa ação de Temer: “Já era de se esperar. Tem havido um movimento desonesto de convencimento público da desimportância da cultura e da criminalização dos artistas que fazem uso da Lei Rounet (que contraditoriamente é uma lei de viés neoliberal que estava sendo revista pelo Minc).”

Wolf Maya classificou como terrível o fim do MinC: “Sinto que o nosso MinC que já ultrapassou a maior idade e que sempre teve uma representatividade importante no processo cultural brasileiro, nosso Ministério que representa e orgulha os criadores de cultura, possa voltar a ser uma Secretaria do MEC. Como tantas Secretarias Estaduais que foram perdendo a importância. É terrível!”

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença