conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Dilma: “Hoje sinto a dor inominável da injustiça”

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A presidente Dilma Rousseff (PT), afastada pelo Senado Federal, fez o primeiro pronunciamento após o seu afastamento no final da manhã desta quinta-feira, 12.

Dilma fez um discurso sereno e se emocionou algumas vezes, principalmente quando falou sobre os desafios que enfrentou em sua vida: “Eu sofri a dor indizível da tortura, a dor emocional da doença, mas hoje sinto a dor inominável da injustiça”.

A presidente afastada falou em seu discurso que o que está em jogo não é apenas o seu mandato, mas a democracia e as conquistas do povo brasileiro nos últimos 13 anos. Falou sobre a questão do pré-sal e também dos avanços sociais e lembrou que um governo sem votos não tem legitimidade para conduzir o país.

Rousseff também se defendeu ao lembrar que não cometeu crime de responsabilidade: “Posso ter cometido erros, mas nunca cometi crimes. Os atos que pratiquei foram atos legais, corretos, necessários, de governo. Atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam”. Também classificou o impeachment como golpe:  “Quando a presidenta eleita é cassada por um crime que não cometeu, o nome que se dá numa democracia não é impeachment, é golpe!”

Ao final, emocionada, a presidente lembrou:  “Estou sendo vítima de uma farsa política e jurídica” e reafirmou que vai lutar até o fim, pedindo o apoio em mobilizações pacíficas.

Prestigiada 

O discurso de Dilma foi realizado no salão leste do Planalto do Planalto e contou com a presença de ministro (que já foram exonerados, clique aqui e veja) e de parlamentares, tanto senadores, quanto deputados federais. Cerca de 2.500 pessoas, favoráveis ao governo Dilma, se aglomeraram do lado de fora do Palácio do Planalto, onde Dilma também fez um pronunciamento.

Imprensa de várias partes do mundo também participaram.

Notificado

O vice-presidente, agora presidente em exercício, Michel Temer (PMDB) já foi notificado e a partir deste dia 12 é o 41º presidente do Brasil. Por enquanto apenas de forma interina, enquanto o processo de impeachment continua no Senado, que tem até 180 dias para concluí-lo.

Tempo Real

O Blog do Raoni acompanhou o pronunciamento da presidente Dilma em tempo real através de nossa página no Facebook.

Vídeo com a declaração completa de Dilma:

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença