Uma mulher, empresária de Goioerê, perdeu cerca de R$ 12 mil em um golpe fatura em atraso da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
A consumidora relatou que recebeu uma ligação de uma mulher, que se identificou como funcionária da Justiça Federal, afirmando que a mesma mantinha uma pendência junto a Copel, decorrente de faturas pagas em atraso.
Na ligação a falsa funcionária relatava que a dívida era da época da implantação do sistema, e que o não pagamento acarretaria no corte do padrão de energia de seu estabelecimento.
A empresária efetuou duas transferências bancárias na conta indicada pela golpista, que somaram aproximadamente R$ 12 mil. Somente no terceiro pedido de dinheiro é que a comerciante desconfiou se tratar de um golpe e compareceu presencialmente na agência, onde foi informada que não havia débito com a companhia. O caso, agora, será investigado pela polícia.
O que diz a Copel
A Copel lembra que sua comunicação com o cliente se dá, em primeira instância, através da fatura de energia. Nela são apontados o consumo mensal, encargos, tributos e eventuais serviços que possam ter sido realizados na unidade consumidora, como por exemplo, corte e religa.
O aplicativo para celular da Copel também dá acesso à consulta sobre a existência de débitos, o histórico de consumo e solicitação de serviços, entre outros.
Da mesma forma, na agência virtual o consumidor pode verificar sua situação junto à Copel e solicitar serviços de forma gratuita (http://www.copel.com/hpcweb/).
Em caso de dúvidas em relação a qualquer eventual cobrança, a Copel orienta o consumidor a procurar esclarecimento junto ao atendimento telefônico (0800 51 00 116), no WhatsApp Copel (41) 3013-8973 ou no atendimento presencial.