A cidade de Engenheiro Beltrão tem 11 pessoas na fila por uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19, no fim da tarde desta segunda-feira (24).
Os pacientes estão internados no Hospital Santa Casa do município, um deles é morador de Quinta do Sol. Segundo a secretária de Saúde, Mariza Teixeira, os pacientes apresentam estado grave.
“Eles estão usando oxigênio e aguardando vagas, mas sabemos que não existem, no momento. Pelo menos dois, se não forem transferidos deverão ser intubados. É uma situação muito crítica”, lamentou.
A taxa de ocupação de leitos em Campo Mourão e Goioerê, cidades com hospitais referências para tratamento da doença, está em 129% e 110% respectivamente.
Maio tem sido um mês com altos índices de contágio da covid-19 em todos os municípios da região com mais de 6 mil novos casos registrados.
A fila de pessoas à espera de um leito de hospital para tratamento de Covid-19 em todo Paraná é de 1.098 pessoas. Destes 523 necessitam de UTI, sendo que 81 delas estão na macrorregião noroeste à qual pertence Engenheiro Beltrão e a região da Comcam.
“Estamos com dois médicos, atendendo 12 horas por dia, em dois turnos. A intenção é manter o monitoramento, com atendimento prolongado em casa para evitar que essas pessoas cheguem ao ponto de internamento, pois não temos vagas”, afirma a secretária Mariza.
Da Redação com informações Enfoque Regional