Uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (3), em frente ao Paço Municipal 10 de Outubro, marcou o lançamento de uma cápsula do do tempo de Campo Mourão. Com diversos itens utilizados na atualidade, ela foi enterrada em frente a prefeitura para ser aberta em outubro de 2047, quando o município completa 100 anos de emancipação. A iniciativa da administração municipal faz parte da programação dos 75 anos de emancipação do município.
Confeccionada em aço inoxidável, a cápsula mede 60 centímetros de comprimento por 40 cm de largura e 40 cm de altura. Os itens lacrados foram acondicionados em envelopes de plástico antes de serem colocados em envelopes de papel. Entre eles uma carta escrita pelo prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), documentos, fotografias, entre outros objetos utilizados atualmente. Para lembrar a pandemia de Covid-19, a cápsula contém também máscara, material para teste rápido e boletim.
Além do prefeito Tauillo Tezelli e vereadores, representantes de entidades convidadas a colaborarem com itens para a cápsula e servidores municipais participaram da cerimônia. “Além de despertar curiosidade a cápsula será uma contribuição para que no centenário da cidade represente novamente um marco histórico”, justifica o coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco.