A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (25) que o Paraná já possui registros de casos e óbitos causados por sublinhagens da variante Delta da Covid-19. Entre as cidades que registraram casos está Goioerê.
As informações repassadas pela Sesa são do relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A variante Delta da Covid-19 vem gerando novos ramos além da linhagem do vírus mais comum, o B.1.617.2, cujo Campo Mourão confirmou um caso. Estas são novas mutações geradas a partir da Delta, mas que ainda permanecem classificadas sob essa denominação mais geral: linhagem AY.4 e AY.12.
Todas elas são classificadas como Delta, mas já com algumas diferenças genéticas entre si que podem se intensificar ao longo do tempo.
A Sublinhagem AY.4 encontrada em um caso em Goioerê é a mesma que é dominante no Rio de Janeiro, estado com a maior confirmação da Delta no Brasil. A Sesa não deu mais informações sobre o estado de saúde do paciente.
Atualmente no Paraná a variante Delta possui 76 casos e 21 óbitos provocados pela cepa. Sendo:
- 59 casos e 20 óbitos da B.1.617.2;
- 14 casos e 1 óbito da sublinhagens AY.4
- 3 casos da sublinhagens AY.12
Confirmações
Todos os casos de sublinhagem da Delta foram confirmados pela Sesa nesta quarta-feira. Os casos da sublinhagem AY.4 foram registrados em Piên (4), Curitiba (3), Colombo (1), Goioerê (1), Fazenda Rio Grande (1), Araucária (1) e Paranaguá (3).
O óbito provocado por contaminação desta linhagem foi registrado em Araucária: um homem de 58 anos, que foi internado e faleceu no dia 5 deste mês.
Já com relação aos três casos da sublinhagem AY.12, eles foram encontrados em Paranaguá.
Variante de Atenção
Quando as mutações ocasionam alterações clínicas e epidemiológicas relevantes, como maior gravidade e maior potencial de infecção, essa variante é classificada como VOC (variant of concern ou variante de atenção).
As VOC são consideradas preocupantes devido às mutações que podem conduzir ao aumento da transmissibilidade e ao agravamento da situação epidemiológica. As sublinhagens da variante delta, assim como a própria cepa, são consideradas como VOC.
Da Redação com Sesa