Uma Bomba caiu sobre o mundo do UFC nesta semana. O ex-campeão e um dos maiores ídolos da categoria foi flagrado no exame antidoping realizado pela Comissão Atlética de Nevada no último dia 9 de janeiro.
O brasileiro testou positivo para as substâncias metabólitos de drostanolona e androsterona. Essas substâncias foram encontradas em seu exame de sangue, algo que realmente não era esperado.
O exame foi realizado cerca de 20 dias antes da luta mas poderá trazer problemas para o lutador. Como são substâncias anabólicas, o resultado da com Nick Diaz poderá ser anulado. O UFC confirmou a informação do teste através de uma nota. “Spider” ainda poderá pedir uma contraprova do exame.
O brasileiro ainda não se pronunciou a respeito do exame. Segundo informações, Anderson Silva só se pronunciará ao fim do processo, procurando provar sua inocência.
Diaz também foi pego
Nick Diaz, adversário de Anderson Silva na última luta também foi pego no exame pós luta. Diaz apresentou traços de uso de Maconha. O caso dele também é complicado, pois já é reincidente. Caso o doping dele e de Anderson sejam confirmados a luta ficará sem resultado.
Histórico
O histórico recente do UFC não está nada bom quando o assunto é doping. Recentemente outro grande campeão, Jon Jones foi pego com uso de cocaína e chegou a ser internado em clínica de recuperação. O próprio brasileiro Vitor Belfort teve problemas com uso de testosterona.
Jones e Silva são dois dos maiores nomes do UFC e seu envolvimento com exames positivos para o doping não ajuda muito na imagem da categoria. Agora é aguardar a contraprova do brasileiro.
Confira na integra o comunicado do UFC
“Em 03 de fevereiro de 2015, a organização do UFC foi notificada pela Comissão Atlética de Nevada que Anderson Silva testou positivo para Drostanolona no teste para sua luta, realizado no dia 09 de janeiro. O UFC compreende que mais testes serão conduzidos pela Comissão para confirmar estes resultados preliminares.
Anderson Silva tem sido um excelente campeão e um verdadeiro Embaixador do esporte das artes marciais mistas e do UFC. O UFC está desapontado por saber destes resultados iniciais.
O UFC tem uma rígida e consistente política contra o uso de qualquer droga ilegal, de alteração de desempenho ou agentes mascarantes, por parte de seus atletas”.
Do Jornal Correio do Cidadão