As razões que levaram à destituição da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Paraná ainda não foram comentadas, mas o fato gerou críticas entre educadores e deputados estaduais na segunda-feira (22). Maria da Graça Figueiredo Saad foi exonerada pelo Governo do Estado no meio de seu mandato, que começou em março de 2019.
“A presidente Graça pautava democraticamente todos os pedidos de denúncias e esclarecimento que chegavam ao Conselho, feitas por entidades ligadas à Educação e até mesmo pelo Ministério Público. Agia de acordo com o regimento do Conselho. Esta forma transparente de seguir a legislação devia estar desagradando quem tem uma visão autoritária”, aponta Taís Mendes, representante da APP-Sindicato no Conselho de Educação.
“Esse episódio só reafirma a prática autoritária da Secretaria. Se o secretário telefona para a presidenta do Conselho e diz a ela que está destituída, imaginem o que ele não faz com alunos e educadores”, afirma ela. “O Conselho não pode ser um puxadinho da Secretaria da Educação.”
O tema também gerou críticas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante a sessão remota da segunda-feira (22), o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse haver uma inversão de valores em relação às ações na área da Educação. “Minha paciência atingiu o limite do suportável. Estamos entrando no terceiro ano de governo com conflitos permanentes”, ressaltou. “O secretário deve satisfação a esta Casa”, lembrou o parlamentar, exigindo que o secretário Renato Feder seja convocado a dar explicações à Comissão de Educação da Alep.
Conselheira tutelar há 15 anos, Graça Saad assumiu a presidência do Conselho de Educação do Paraná em 8 de março de 2019. Graduada em Letras e Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional, Supervisão de Ensino e Administração Escolar, é especialista em Linguística e Literatura e Mestre em Educação. Foi professora, diretora, secretária do Desenvolvimento Social de Jacarezinho , onde também foi chefe do Núcleo de Educação.
O CEE tem como função instituir normas regulamentadoras ao Sistema Estadual de Ensino. Atualmente, o Conselho analisa a mudança no Currículo para o Novo Ensino Médio.
A Secretaria Estadual de Educação (Seed) ainda não se manifestou sobre a troca, nem informou quem irá substituir Graça Saad.
Via Plural