A Prefeitura de Campo Mourão estabeleceu, nesta sexta-feira (28), que laboratórios clínicos, farmácias e drogarias emitam um comunicado de isolamento domiciliar de sete dias para pessoas que testaram positivo para a Covid-19 ou Influenza H3N2. O documento substituirá os atestados médicos.
De acordo com a prefeitura, a determinação foi publicada em decreto, disponível em Diário Oficial. A medida quer reduzir o número de pessoas nas unidades de saúde e, por consequência, frear a transmissão do coronavírus na cidade.
“Com o alto número de casos positivos, optamos por adotar essa medida para que não seja necessário o cidadão ter que ir até a UPA ou no Pronto Atendimento para obter o atestado depois de ter testado positivo em testes na rede privada”, justifica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
O decreto orienta que o resultado do teste e o comunicado de isolamento sejam emitidos em um único documento.
De acordo com a prefeitura, em casos de sintomas graves ou necessidade de atendimento médico, a pessoa positivada deverá procurar atendimento médico para eventual necessidade de atestado complementar.
“É importante lembrar que a pessoa que testa positivo é obrigada por lei a manter isolamento, sob pena de responsabilização cível e criminal”, complementa o secretário.