Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos eventos culturais que necessitam de público tiveram que ser reinventados ou readequados para evitar aglomerações e obedecer a todos os protocolos sanitários. Porém, sem perder o encanto das suas tradições, através das janelas digitais, a Associação Vesná de Roncador realiza na tarde deste sábado (19) o Festival Nacional de Danças Ucranianas.
O Festival que cada ano tem uma cidade-sede, chega a sua 27ª edição, agora em Roncador, porém com formato online. Cerca de 15 grupos folclóricos ucranianos de todo o Brasil irão se apresentar no canal do Youtube do grupo Vesná, a partir das 15h30.
“Será uma hora ter você e sua família neste evento”, convida Vidal Kovalek presidente da Associação Vesná. Ele ainda comenta sobre a transmissão das apresentações, que além de passar no Youtube também será transmitido por Kanal e Expresso TV, duas emissoras de televisão da Ucrânia.
Canal no Youtube para assistir as apresentações. Clique AQUI.
Ucranianos no Paraná
Estima-se que quase meio milhão de descendentes de ucranianos vivam hoje no Paraná. Os antepassados aportaram no Brasil a partir do final do século XIX (1891) em busca de terras e, depois, fugindo dos horrores das duas Guerras Mundiais. Eles formaram aqui a terceira maior comunidade ucraniana fora do país – as primeiras estão no Canadá e EUA. Atualmente, mais de 20 grupos folclóricos preservam as tradições no Brasil, a maioria deles no Paraná.