A FIFA confirmou que a partir de 2026 a Copa do Mundo de futebol, um dos eventos esportivos mais importantes do Planeta, contará com 48 Seleções – no formato atual são 32 equipes.
“O Conselho Fifa decidiu unanimemente por uma Copa do Mundo com 48 times a partir de 2026: 16 grupos de três times” anunciou a entidade por meio de seu twitter oficial.
O novo formato não altera o número de partidas das equipe finalistas, que continua a ser 7. Também não altera o número de dias de disputa – 32 – ou ainda o número de estádios – 12. Contudo, os primeiros dias terão uma overdose de partidas, já que o número geral de jogos subirá de 64 para 80.
As 48 seleções serão divididas em 16 grupos com três cada. As duas primeiras se classificam para o mata-mata, que terá 32 seleções. Em seguida seguem as 16 para as oitavas de final e assim por diante.
Os grandes clubes da Europa se posicionaram radicalmente contra o aumento de Seleções no Mundial, mas não obtiveram êxito.
No novo formato serão quatro partidas por dia nos primeiros 15 dias. Alguns problemas foram apontados e preocupam, como por exemplo a disparidade de descanso das seleções na primeira fase ou ainda não haver rodada simultânea durante a última partida que classifica para a próxima fase. Este problemas ainda serão temas de grandes discussões.