Do Correio do Cidadão
A entidade máxima do futebol mundial divulgou nesta quinta-feira, 18, o último ranking de seleções de 2014. O levantamento refere-se a pontuação alcançada pelas seleções de todo o mundo e traz a atual campeã da Copa, a Alemanha na frente, seguida pela vice-campeã Argentina.
Não houve alterações deste ranking divulgado para o último, até mesmo pela falta de jogos ente seleções que poderia alterar a pontuação. Então, a campeã do mundo segue firme na ponta com quase 200 pontos de vantagem para a vice-líder Argentina.
Chama a atenção a presença da Colômbia na terceira posição do ranking, sendo a primeira equipe sem título mundial na lista. E a diferença não é grande para a Argentina.
Após ser humilhada em casa pela Alemanha e depois pela Holanda, o Brasil fechou o ano com o até honroso sexto lugar, logo atrás da própria Holanda mas a frente de Portugal e Espanha (que caíram na primeira fase da Copa do Mundo) e da França que até foi um pouco mais além.
A permanência do Brasil na sexta posição se dá graças ao 100% de aproveitamento nos amistosos desde que Dunga reassumiu a seleção. Mas mesmo sendo a sexta força do mundo, segundo o ranking, o Brasil está em terceiro na América do Sul, atrás da Argentina e Colômbia.
Os melhores representantes de cada federação são: Europa (Alemanha, 1°), Conmebol (Argentina, 2°), Concacaf (Costa Rica, 16°), África (Argélia, 18°), Ásia (Irã, 51°) e Oceania (Nova Zelândia, 134°). O próximo ranking da FIFA será divulgado no dia 8 de janeiro de 2015.
Confira as dez primeiras colocadas:
1º Alemanha – 1.725
2º Argentina – 1.538
3º Colômbia – 1.450
4º Bélgica – 1.417
5º Holanda – 1.374