O município de Campo Mourão, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS- AD), vai realizar uma força tarefa nas ruas denominada Operação Frente Fria, entre a quarta-feira (28) e a sexta-feira (30).
O objetivo é a busca ativa de pessoas que estão em situação de rua. Também vão participar da ação os freis da Casa de Passagem São Bento José Labre.
“Com a previsão de que uma forte frente fria atingirá nossa região com queda muito brusca de temperaturas, as nossas equipes vão reforçar esse trabalho para oferecer abrigo a essas pessoas”, esclarece a secretária municipal de Ação Social, Márcia Calderan.
A quem estiver em condição de rua será oferecido abrigo na Casa de Passagem. “Caso haja a recusa, vamos oferecer alimentação (marmita), café quente e cobertas para evitar hipotermia”, acrescenta a secretária. O CREAS também alerta a população para não fazer doação de dinheiro, pois esta prática tem potencializado as pessoas a permanecerem em situação de rua.
Paralelo a isto o CREAS realizará o trabalho de Abordagem de Rua, para fazer o mapeamento de pessoas que se encontram nessa situação, realizando o encaminhamento para a Concessão de Benefício Eventual de Passagem, pedido de segunda via de documentação, encaminhamentos para tratamento de substância químicas ou de saúde de forma geral.
“Infelizmente não podemos obrigar as pessoas a sair dos locais em que estão, pois todos temos o direito de ir e vir, assegurado pela Constituição Federal”, lembra a secretária.
Por isso, a Operação Frente Fria será de orientação e sensibilização para as pessoas aceitarem o acolhimento na Casa de Passagem ou retornarem para a família de origem.
Contatos para denúncias ou outras informações:
- CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Das 8:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00
Telefone: 3518-4408, 98406-2271 ou 99851-8855 – WhatsApp
- Casa de Passagem São José de Labre
Das 19:00 as 22:00
Telefone: 3523-0510 ou 9 8439-8765