O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou nesta terça-feira (6) em audiência pública na Assembleia Legislativa que o governo estuda a volta às aulas na rede estadual de ensino no próximo dia 19, em algumas regiões do Estado com menos casos de Covid-19.
“A ideia é termos um plano piloto de retorno às aulas em algumas áreas do Paraná com menos casos de incidência e óbitos. Isso vamos fechar nos próximos dias com a possibilidade de retorno no dia 19 de outubro nessas áreas, nestes colégios estaduais”, disse ele.
Segundo o secretário, o retorno será feito dentro das normas de segurança sanitária. “Claro que com o rodízio de alunos, respeitando tudo aquilo que está escrito na resolução SESA 632, que implica em distanciamento social, medidas de cautela, lavagem das mãos e tem também vem sendo colocado como meta pela SEED que tem agido de maneira republicana.
Devemos bater o martelo nos próximos dias, com a anuência do governador Ratinho Júnior (PSD), com um plano piloto de 15 dias nas áreas que temos menos incidência de novos casos e óbitos”, explicou.
Beto Preto não detalhou quais áreas e colégios serão os primeiros a retomar as aulas. As aulas presenciais estão suspensas desde março.
A proposta de retorno, segundo Beto Preto afirmou, ainda será apresentada e definida com a Secretaria Estadual de Educação (Seed). “Nós estamos chegando perto dessa data porque a curva de casos está caindo”, alegou
Segundo dados do boletim divulgado pela Sesa na segunda-feira (5), o Paraná tem 182.853 casos confirmados de Covid-19 e 4.575 mortes registradas.
O protocolo de retorno discutido pela Secretaria da Educação prevê que os alunos serão divididos em grupos, que farão revezamento permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas.
Em nota divulgada na tarde de hoje, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que “é falsa a informação de que toda a rede estadual de ensino, composta por 2.132 instituições, retornará totalmente às aulas presenciais em 19 de outubro.
Segundo a Pasta, “o que existe é um estudo para retorno de apenas 2% da rede, com consulta da comunidade escolar, unicamente em localidades seguras, indicadas pela Secretaria da Saúde, mantendo-se 98% da rede exclusivamente com aulas não presenciais”
Com Bem Paraná