As Secretarias Estaduais de Educação (Seed) e Saúde (Sesa), decidiram nesta quinta-feira (8), que as aulas presenciais em algumas escolas da rede pública de ensino do Paraná devem retornar dia 19 de outubro.
Durante as reuniões com representantes das secretarias, também participaram o Ministério Público e a Casa Civil.
Anúncio oficial do teste será nesta sexta (9) pelo próprio governador Ratinho Júnior (PSD).
Segundo a proposta, o “teste” deve durar de duas a três semanas, quando serão analisados todos os dados e se der certo, poderá ser implantado em outras cidades, assim o retorno às aulas no Paraná seria gradativo.
Estão nesta lista as seguintes regionais de educação:
- Umuarama
- Cianorte
- Francisco Beltrão
- Pato Branco
- Ponta Grossa
- Wenceslau Braz
Juntas, as seis regionais têm 84 cidades. O retorno ocorrerá em cerca de 30 cidades que ficam nessas regiões, e as aulas também não voltarão em todas as escolas desses municípios.
Cerca de 50 escolas devem reabrir, sendo que a maioria delas está localizada em áreas urbanas porque, neste momento, não deve ser usado o transporte escolar.
O retorno será feito para os alunos mais velhos, do 8° e do 9° ano do ensino fundamental e do 3º ano no ensino médio.
O teste de retorno às aulas faz parte do plano-piloto, do Governo do Paraná. Se der certo, o modelo poderá ser aplicado em outras regiões do estado.
Os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas (on-line).
As escolas terão que fazer o levantamento sobre quantos alunos retornarão às aulas e quantos continuarão no ensino online, para organizar o retorno de maneira que haja o distanciamento mínimo de 1,5 metros.
Com informações da RPC