A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) publicou, na noite desta quarta-feira (30), uma resolução suspendendo, novamente, as cirurgias eletivas até o dia 15 de julho nos hospitais públicos e privados do Paraná.
De acordo com o documento assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a medida pretende auxiliar no controle da utilização de medicamentos do chamado kit de intubação nesse período em que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua alta.
Já os procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia podem ser realizados, além de exames de caráter de urgência, com a assinatura do médico, ou a critério do profissional, sejam considerados de urgência ou emergência.
Da mesma forma, a resolução autoriza o atendimento ambulatorial ou de hospital-dia que não utilizem medicamentos de bloqueio anestésico endovenoso.
O boletim divulgado pela Sesa, nesta quarta-feira, aponta que o Paraná chegou a 1.278.051 casos confirmados do novo coronavírus. Com mais 201 óbitos confirmados nesta data, o número de mortes pela doença no estado é de 30.539.
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos reservados para tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS) está em 94%, ou seja, com este índice, há fila por espera de vaga.