Começou a semana da já aguardada greve dos professores e funcionários da rede pública estadual do Paraná. Nesta quarta-feira, 15, os educadores vão cruzar os braços conforme decisão da última assembleia da categoria, que ocorreu no dia 11 de fevereiro.
De acordo com os comandos regionais, a semana começa com debates e visitas nas escolas estaduais para conversar com professores, pais, alunos, emfim a comunidade escolar sobre o porque da paralisação.
No dia 15 haverá uma grande manifestação em Curitiba com educadores se deslocando de todo o Paraná para participar. A intenção é colocar nas ruas da capital paranaense milhares de pessoas em defesa da educação e da previdência.
Apesar dos professores já estarem em estado de greve há cerca de um mês, não houve nenhum avanço das pautas da categoria com o governo do Paraná.
A greve a partir do 15 é uma convocação nacional e deverá ter grande adesão em todo o Brasil, de acordo com as centrais sindicais.
Pautas:
Os educadores entram em greve no próximo dia 15 por diversas pautas, incluindo situações no âmbito estadual e também nacional. Em relação as pautas estaduais, os professores reivindicam, entre outros temas, a revogação da resolução que modificou o sistema de classificação de docentes para aulas extraordinárias, o pagamentos de promoções e progressões atrasadas e o respeito a lei que estipula a carga horária de um terço do tempo de serviço do professor para hora atividade. Além disso, o movimento é contrário a reforma da previdência que ataca os diretos dos trabalhadores.