O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está com uma campanha para a doação de plasma por pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus. A ação integra o projeto-piloto que permite a utilização de plasma como procedimento experimental para o tratamento da Covid-19.
Desde o início da coleta de plasma pelo Hemepar, há dois meses, foram coletadas 121 bolsas, dessas 11 vieram para Campo Mourão.
As outras foram: 34 foram encaminhadas ao Hospital do Rocio em Campo Largo, 26 para Ponta Grossa, 25 para o Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul, 17 para Umuarama, 5 para Guarapuava, 2 para o Hospital de Clínicas de Curitiba e 1 para União da Vitória.
A intenção do Hemepar é conseguir de 10 a 15 doações de plasma por dia, em todas as 23 unidades que formam a rede do Hemepar no Estado. Mas, de acordo com Renata Pavese, Chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemepar, apesar da grande procura, o número de pessoas que não se enquadram nos pré-requisitos para doação ainda é maior.
Os doadores precisam ter sido diagnosticados com a doença por meio de exames (sangue ou RT-PCR) e aguardar um período de 45 dias depois da recuperação antes da doação para obtenção do plasma.
O período máximo é de 180 dias após o fim da infecção. De acordo com Renata há ainda outras exigências para a doação de plasma, além dos habituais para doação de sangue.
Doadoras mulheres não podem ter tido nenhuma gestação ou aborto, o doador não pode ter sido submetido a ventilação mecânica durante o tratamento da Covid-19, não pode ter recebido transfusão de sangue durante a vida, e ainda ter 16 a 59 anos completos. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
O Hemepar realizará exames em pacientes que estão curados da Covid-19 para confirmação de positividade para anticorpos. Após isso, será feito o agendamento para a coleta de plasma convalescente (plasma hiperimune).
A seleção dos doadores de plasma é realizada presencialmente e os interessados devem fazer o agendamento no Hemonúcleo de Campo Mourão, pelo fone (44) 99878-3811.
Com CBN Mgá