Hemonúcleo de Campo Mourão pede aos pacientes que já foram curados da covid-19, para que doem plasma. O plasma convalescente tem se mostrado um tratamento bastante eficaz para combater o vírus e o agravamento da doença.
Este trabalho faz parte das ações para viabilizar alternativas de tratamento e minimizar a gravidade dos casos de coronavírus no Paraná, com o objetivo de desafogar os serviços de saúde, salvar vidas e contribuir com as pesquisas científicas
Recentemente o tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama.
Em dez dias, 15 pacientes foram beneficiados com o novo tratamento nas duas unidades. A maioria teve melhora clínica. Três pacientes, sendo dois de Goioerê e um de Umuarama, já recebem alta do hospital.
O sistema imunológico da pessoa que foi contaminada pelo vírus produz proteínas na corrente sanguínea para combater a doença – os chamados anticorpos. Sendo assim, após a recuperação do paciente infectado, os componentes sanguíneos com estes anticorpos podem ser coletados e utilizados em outras pessoas para auxiliar no tratamento da doença.
COMO DOAR PLASMA
- 18 a 59 anos completos;
- Levar impresso o resultado positivo para COVID-19 em mãos;
- Não ter sido submetido a ventilação mecânica/respirador nos últimos 12 meses;
- Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
- Ausência de gestações/aborto;
- Ter se recuperado ou saído do isolamento há mais de 30 dias.
Se você se encaixa em TODOS os critérios acima elencados, favor entrar em contato pelo telefone: 44 99878-3811 ou 3525-1102 para sanar dúvidas e agendar seu atendimento.