O medicamento Hidroxicloroquina é usado em pacientes com a COVID-19 na Santa Casa de Campo Mourão desde o início dos casos na cidade.
A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município, Sérgio Henrique Santos, que ao ser questionado sobre o assunto confirmou: “Está mesmo. Desde sempre. Desde o início do COVID” disse.
Antes do secretário confirmar o uso, o presidente da Santa Casa, Pedro Baer, já havia falado sobre isso durante o jornal Meio Dia Paraná da RPC, desta sexta, 10, quando confirmou que o Hospital vem fazendo o uso da medicação: “O uso da hidroxicloroquina também é feito aqui, até para esclarecer para a população” disse.
A hidroxicloroquina vem sendo usada tanto em pacientes que estão na UTI, como também aqueles que estão com caso menos grave, na enfermaria do Hospital.
De acordo com as informações, ao menos três das quatro pessoas que foram a óbito em Campo Mourão por COVID-19 fizeram uso do medicamento. No entanto, ainda não há nenhuma informação do Hospital sobre a eficiência da substância.
Nos últimos dias, muitas pessoas pela rede social, estavam criticando o Hospital por acreditar que o mesmo não estava utilizando o medicamento.