O avanço do novo coronavírus na região da Comcam não atinge a população de forma igualitária em todas as faixas etárias. Dentro dos 3.521 casos confirmados até quinta-feira (10), a letalidade da doença marca mais os idosos.
O perfil mais comum das vítimas da covid-19 na região, segundo levantamento do Blog do Raoni, eram os homens, sendo 65 (64.4%) dos 102 dos óbitos em decorrência do vírus e 37 (35,6%) mulheres.
A morte mais jovem da região veio de Campo Mourão, uma mulher de 32 anos, já a mais velha vem de Terra Boa, um homem de 93 anos. A média de idade dos óbitos, atualmente, é de 68 anos.
A faixa etária mais acometida é a de 70 a 79 anos com 32 mortes, dessas 19 eram homens e 13 mulheres. Se observarmos as idades isoladamente, a doença acometeu em maior número o grupo de pessoas com 75 anos, foram 11 no total.
Já a cidade mais afetada é Campo Mourão com 36 registros de óbitos desde o início da pandemia, seguida por Goioerê com 13 mortes. As cidades de Boa Esperança, Fênix e Rancho Alegre d’Oeste, não registram nenhuma morte pela doença.
O mês de agosto foi o mais letal, 42 das 102 mortes aconteceram nesse período. Setembro, o mês atual, foram registrados 6 óbitos nos 10 primeiros dias do mês, número que supera os meses de março e maio, e ainda representa metade do mês de junho. Na mesma data em agosto eram 16 mortes.
Além da idade, as vitimas tem em comum, na sua maioria, a presença de comorbidades pré-existentes, ou seja, faziam parte dos grupos de risco para a doença. Apresentavam pelo menos uma comorbidade. Cardiopatia, diabetes e obesidade foram as condições mais frequentes entre as vítimas.