A apresentadora e cozinheira Palmira Onofre morreu neste domingo (7), aos 91 anos. Segundo comunicado de familiares, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos.
“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, afirmou postagem na conta oficial dela.
Palmirinha ficou conhecida por apresentar programas de culinária. Sua primeira aparição na televisão ocorreu na década de 1990, no programa Silvia Poppovic, quando contou sua história de vida e como fazia doces e salgados para sustentar seus filhos. De 1993 a 1997, Palmirinha apresentou um quadro no programa Note e Anote, de Ana Maria Braga, na Record.
Ainda nos anos 1990, ela passou pelos programas Mulheres e Pra Você, na Gazeta, até ganhar seu próprio programa, o TV Culinária, que ficou no ar de 2000 a 2010. Palmirinha ganhou popularidade na web devido à sua irreverência e gafes em seu programa. Em 2012, ela foi contratada pela Fox Life para comandar o Programa da Palmirinha, que ficou no ar até 2015.
Além de seus programas de TV, Palmirinha também é autora de livros de culinária. Em 2018, ela retornou à Gazeta com um novo quadro no programa Mulheres e também voltou à televisão como jurada do talent show Chef ao Pé do Ouvido, do canal GNT.