O país europeu é o primeiro a aplicar em massa o imunizante contra o SARS-COV-2, o novo coronavírus. Foi em um hospital em Conventry, região central da Inglaterra que uma senhora de 90 anos de idade foi a primeira pessoa a receber a vacina. Margaret Keenan recebeu a primeira dose que é produzida pela farmacêutica norte-americana, Pfizer em parceria com o laboratório alemão BioNTech.
Segundo Margaret, “é um privilégio ser a primeira pessoa vacinada contra a COVID-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia imaginar, pois agora posso rever a minha família e amigos”, celebrou a inglesa que completará 91 anos na próxima semana.
A segunda dose será aplicada daqui a 21 dias. Essa vacina apresenta eficácia de 95% na fase 3 de seus resultados (aplicação em seres humanos). O Brasil também já sinalizou que estará comprando cerca de 70 milhões de doses do imunizante, que está sendo testado no país.
O chefe de saúde da Inglaterra, Simons Stevens, comemora a primeira fase de aplicação da vacina em cidadãos ingleses, considerando como uma “virada na batalha” contra o vírus que assola toda a população mundial. Ele ressalta ainda que “serão imunizados primeiramente os grupos de riscos na Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales”.