O primeiro levantamento do ano realizado semana passada e divulgado na tarde desta segunda, 25, pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão aponta que o índice geral de infestação da dengue na cidade está em 3,35 por cento, considerado de “médio risco”. Porém, em 14 bairros os índices vão de 4 a 9,09 por cento, o que representa alta incidência do vetor.
Os maiores índices foram verificados nos jardins Santa Nilce/Conrado (9,09%), Milton Paula Walter (7,69%), Ipê (7,25%), Nossa Senhora Aparecida/Silvana (7,14%) e Tropical (7,14%). No total foram pesquisados 1.779 imóveis, onde foram encontrados 63 focos do mosquito Aedes Aegypti.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Dengue, Carlos Bezerra, a maior presença do vetor está nas residências (90%), principalmente em piscinas, tambores, tanques, lonas, lixo e sucatas. Para reforçar o combate e evitar uma epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde vai contratar mais 12 agentes por um período de três meses e já está intensificando as ações.
“Temos 15 casos positivos de dengue na cidade e com esse índice é preciso tomarmos o máximo cuidado e mais uma vez cobrar a colaboração da população”, enfatizou Bezerra, ao acrescentar que o índice considerado satisfatório deve ser inferior a um por cento.
DIA DO DESAFIO – No próximo dia 6 de fevereiro em todo o Estado será realizado o Dia do Desafio de Combate a Dengue. Nesse dia, das 10 às 11 horas, toda a população será convidada a aderir ao desafio de vistoriar o imóvel e eliminar qualquer recipiente com água parada e possíveis criadouros do mosquito.
“Vamos buscar apoio da sociedade organizada, nos condomínios e também nas igrejas, para que as pessoas sejam orientadas a levar a sério o combate dessa doença que pode matar”, completa Bezerra.