Moradores de Campo Mourão e região que precisam dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sem poder contar com o atendimento presencial.
Fechada desde meados de março, a agência localizada na Avenida Manoel Mendes de Camargo, 290 não tem previsão para reabertura. Quem procura a unidade encontra a porta fechada e aviso para a utilização dos canais virtuais de atendimento ou pelo telefone 135.
Em consulta ao portal do INSS, que tem página exclusiva para informar a situação de cada posto de atendimento é informado que a agência de Campo Mourão está em “Adequação em andamento: Infraestrutura, Pessoal”, assim como ocorre em outros municípios do Paraná. A agência mais próxima aberta é a de Maringá na Avenida XV de novembro.
Prova de Vida
A prova de vida realizada anualmente por aposentados e pensionistas do INSS, seguirá suspensa até o fim de novembro. Essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (15) Portanto, os benefícios de aposentados e pensionistas não podem ser cancelados por falta de prova de vida.
Assim sendo, só a partir de dezembro o beneficiário correrá risco de perder o benefício, caso a medida não seja novamente prorrogada ou caso ele não faça a comprovação de vida.
Auxílio-doença
Outra mudança nos procedimentos do INSS neste período de pandemia se refere ao auxílio-doença. Até 31 de outubro, segurados podem pedir a antecipação do auxílio-doença em todas as localidades do país.
Antes, só podia pedir a antecipação quem morava a mais de 70 quilômetros de uma agência com serviço de perícia médica.
Em vigor desde o início da pandemia, a antecipação do auxílio-doença permite que o segurado receba até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.045, sem ter o benefício aprovado.
Depois, o trabalhador deve notificado pelo INSS para agendar uma perícia médica, pode então conceder definitivamente o auxílio e autorizar o pagamento da diferença do valor, caso o beneficiário tenha direito a receber mais de um salário mínimo.
Para pedir a antecipação do auxílio, o segurado deve enviar, pelo aplicativo Meu INSS, o atestado médico e a declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados. O atestado passa então por análise de conformidade pela perícia médica para que seja concedida a antecipação, se os requisitos forem cumpridos.