Um criador de gado de corte do município de Fênix, procurou a Polícia Civil de Engenheiro Beltrão para registrar queixa sobre os constantes prejuízos causados com a perda de seus bezerros recém-nascidos abatidos por animais durante a noite.
Durante as investigações, o mistério foi solucionado, com a descoberta de que os animais eram atacados por cães de caça de uma propriedade vizinha.
Alguns bovinos adultos também eram atacados, tendo as orelhas arrancadas e diversos ferimentos pelo corpo, necessitando de tratamento médico de alto custo, perda de peso e leite.
Em um dos diversos boletins de ocorrência registrado pelo proprietário, ele cita que em um dia viu sua vaca ainda prenha, e no dia seguinte, encontrou o bezerro morto no pasto, um prejuízo já estimado em quase R$ 50.000,00 desde que a matança começou, há cerca de 4 meses.
A equipe de investigadores da Polícia Civil de Engenheiro Beltrão passou a acompanhar o caso e, durante as diligências, descobriu que os ataques partiam de cães de caça de uma propriedade vizinha.
Um dos responsáveis pelos cães que atacavam o gado foi localizado pelos investigadores. Ele relatou que o proprietário dos cães, que era caçador, faleceu, e desde então os cachorros se juntavam com outros animais de propriedades vizinhas e passaram a agir com seus instintos, atacando o gado, que é uma presa fácil.
As duas partes foram orientadas e decidiram tentar um acordo amigável para solução do problema.
Com Jornal Enfoque Regional