O jornalista afirma que durante esses nove meses de prisão ele foi torturado. “No momento em que o primeiro-ministro Nuri Al Maliki afirmava às redes de televisão que não dormiria até que tivesse garantias de meu destino, eu era torturado da pior maneira, agredido com cabos elétricos e barras de ferro”, declarou o repórter.
Al Zaidi fez as declarações durante uma entrevista coletiva no prédio do canal de televisão Al Baghdadia, onde trabalhava antes de ser preso.”Me abandonaram em um local onde não estava protegido do frio”, acrescentou, antes de afirmar ter sido vítima do afogamento simulado, uma técnica de interrogatório utilizada pela CIA com os suspeitos de terrorismo depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.
O jornalista recebeu inúmeros gestos de solidariedade e virou um herói nacional e com mérito na minha humilde opinião. O que fizeram com ele é um ataque claro ao direitos humanos. Al Zaidi disse que espera um pedido de desculpas formal do 1º ministro Iraquiano pela tortura que recebeu na prisão.
Você já quis ser alguém em algum momento? Já pensou eu queria ser aquele cara? Eu já fiz isso muitos vezes e digo que naquele momento eu gostaria muito de ter sido aquele jornalista. Foi um gesto heróico e indignado e que merece nosso reconhecimento.
Veja o vídeo abaixo e relembre o caso.