A União Nacional dos Estudantes anunciou que já são 170 universidades ocupadas por estudantes em todo o Brasil. Os estudantes estão protestando contra a PEC 241 (agora 55 no Senado) que congela investimentos federais por 20 anos.
O Diretor de Relações Internacionais da UNE, Iago Montalvão, afirmou que essa foi a única maneira que encontram para chamar a atenção da sociedade, já que não houve espaço para diálogo: “Qual foi a forma que nós tivemos, que os estudantes brasileiros tiveram, para chamar a atenção da sociedade? Parar as escolas e as universidades. Foi assim, e foi desse maneira, que nós chamamos a atenção da sociedade para esse debate. Ou será que se as escolas e as universidades não tivessem ocupadas, a sociedade estaria nesse patamar de debate da PEC que nós estamos agora? Então, nós elevamos o debate na sociedade e elevamos porque não houve espaço para o diálogo”, disse Montalvão no Congresso Nacional.
A Presidente da UNE, Carina Vitral (foto) defendeu a unidade dos estudantes: “Muita unidade e resistência do movimento estudantil brasileiro na luta contra a PEC 55”, disse a dirigente estudantil.
Em algumas universidades, o movimento completará essa semana um mês.