Assim como aconteceu com a fase final dos Jogos Abertos do Paraná, o governo Beto Richa (PSDB) cancelou a realização da fase final dos Jogos da Juventude que aconteceria em Curitiba entre os dias 2 e 11 de novembro.
O anuncio foi feito nesta quarta-feira, 26, e o motivo para o cancelamento foi o mesmo usado para não realizar os Jogos Abertos: as ocupações nas escolas públicas.
De acordo com a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, devido a mudança que será necessária no calendário escolar, “não há datas disponíveis para utilização das salas de aula para o alojamento dos mais de quatro mil atletas que participariam da competição”.
O Secretário do esporte e turismo, Douglas Fabrício (PPS) lamentou o cancelamento: “Estou extremamente chateado. Conseguimos com muito esforço buscar recursos e parceiros para a realização dos jogos oficiais e mesmo assim não vamos poder fazê-los. Lamento principalmente pelos jovens atletas, que se esforçaram para conseguir chegar à fase final da competição”.
O movimento que ocupa escolas públicas pelo Brasil luta contra a medida provisória de reforma do ensino médio e contra a PEC 241 que congela os investimentos públicos por duas décadas.