Junho ultrapassou o total de 2020 em número de óbitos por conta da Covid-19 em Campo Mourão. A triste marca foi alcançada nesta segunda-feira (28) depois que a Secretaria Municipal de Saúde confirmou, mais 2 óbitos.
De acordo com o divulgado em boletim epidemiológico, a doença vitimou nas últimas 24 horas, um homem de 53 anos internado no Hospital Santa Casa e uma mulher de 54 anos internada na Central Hospitalar.
Com estas confirmações, a cidade de Campo Mourão soma 66 vidas perdidas em razão do coronavírus neste mês, ante 65 vítimas de todo o ano passado, e desde o início da pandemia a cidade registrou 284 óbitos pela doença.
Casos
O mês de junho além de ser o mais letal também já é o mais contagioso de toda a pandemia, neste período, 2.478 novos moradores foram diagnosticados com o vírus. Este número equivale a 74% do total de casos reportados na cidade em todo ano de 2020. Atualmente a cidade acumula 12.304 casos confirmados.
Do total registrado, há ainda 1.432 pacientes com o vírus ativos no organismo, o número é menor que o boletim anterior, no entanto a cidade mantém o índice de mais de mil moradores infectados ao mesmo tempo desde o dia 15 de maio. Além disso, outros 79 pacientes aguardam o resultado dos exames para coronavírus. Eles são considerados casos suspeitos.
Internados
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para pacientes com Covid-19, no município apresentam ocupação de 129%. Desde o dia 12 de maio os hospitais operam acima da capacidade, ou seja, há 47 dias a taxa de ocupação ultrapassa os 100%.
Quanto aos leitos das enfermarias do sistema público apresentam taxa de 110% de ocupação nesta nesta segunda-feira. Estes leitos estão há exatos 60 dias apresentando mais de 100% de ocupação.
O total de internados nos hospitais Santa Casa e Central Hospitalar é de 68 pacientes em leitos públicos e privados, o pico foi no dia 12 e 16 de junho quando havia 86 pessoas internadas.
Estão hospitalizados 20 pacientes, moradores de Campo Mourão, que ocupam leitos de UTI, e 12 pacientes que realizam o tratamento em vagas de enfermaria.