conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Justiça anula as 747 demissões da fábrica da Renault

Na quarta-feira (6) a juíza Sandra Mara de Oliveira Dias, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, anulou as 747 demissões da multinacional Renault na fábrica de São José dos Pinhais. A decisão, em primeira instância, acata pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (Simec).

A empresa e o sindicato já haviam negociado a redução de jornada e salário no começo de maio, mas foram surpreendidos dois meses depois com as demissões. Após essas dispensas de funcionários a Assembleia Legislativa começou a debater a possibilidade de cortar os benefícios fiscais que a montadora usufrui por causa da lei 15.426/2007 que permite as empresas receberem incentivos fiscais para a implantação ou expansão das atividades no Paraná em contrapartida tem que garantir a manutenção dos níveis de empregos e vedação de dispensa, salvo justa causa.

Após reunião realizada com Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho, Governo do Paraná, sindicato e deputados, a empresa assumiu o compromisso de avaliar a reversão dos demitidos.

Na sentença de ontem, a juíza considerou as demissões arbitrarias. “Em razão das implicações sociais oriundas de uma dispensa em massa, por afetar centenas de trabalhadores, é de crucial importância a efetiva negociação coletiva”.

A decisão ainda garantiu a participação da representação sindical para negociar as demissões. Fato que teria sido ignorado pela Renault.

Além de mandar reverter as demissões, ainda aplicou multa que pode chegar a R$ 1 milhão em caso de descumprimento da decisão.

A Renault disse hoje (6) que irá recorrer da decisão.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença