O juiz da 92ª Zona Eleitoral de Goioerê, Christian Palharini Martins, concedeu liminares determinando a imediata suspensão de duas pesquisas eleitorais que seriam divulgadas nesta sexta-feira (30), por divergências entre os questionários aplicados e os planos amostral registrado da Justiça Eleitoral.
Uma das pesquisas foi registrada pelo instituto Alvorada Pesquisas, contratada pelo jornal Gazeta Regional, e a outra pela Braslopes Pesquisas, contratada pela própria empresa.
De acordo com as duas decisões, o questionário aplicado aos entrevistados pela Braslopes Pesquisas, apresenta um grupo etário a mais que o registro da pesquisa. Já o questionário apresentado pela Alvorada Pesquisa apresenta incongruências nos dados sócio econômicos dos entrevistados.
Também consta que a Braslopes Pesquisa havia registrado anteriormente outras pesquisas cujos a divulgação também foram proibidas pela mesma justiça eleitoral.
Ao deferir o pedido de liminar suspendendo a divulgação das pesquisas, o juiz também determinou multa de multa no valor de R$53.205,00 a R$106.410,00, em caso de divulgação irregular.