O Paraná vive um dos seus piores momentos da pandemia de covid-19, mesmo assim três decisões judiciais na sexta-feira (8) negaram ações que pediam a suspensão da prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores marcada para este domingo (10) em 30 cidades do estado, incluindo Campo Mourão. Dessa maneira, a avaliação está confirmada nesta data para os 39.379 candidatos do processo.
No momento em que o Paraná beira 9 mil mortos pela covid, o Secretário Estadual de Educação Renato Feder decidiu que, apesar da pandemia, era necessário realizar esta aglomeração. Essa é a primeira vez que a seleção dos trabalhadores PSS realizará prova. A seleção era feita por ranqueamento por avaliação de títulos e apresentação de currículo.
Nos autos do processo que embasaram a decisão da Justiça, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) disse que irá garantir que medidas de prevenção que serão adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.
Há um decreto estadual (6.593/20) que garante legalmente a aplicação da prova e não existem decretos municipais que impeçam o certame.
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu parecer favorável à realização da prova, desde que adotadas as medidas sanitárias descritas no Protocolo de Segurança apresentado pela Secretaria da Educação.
Outras Provas
Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais, como vestibulares, estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas nos cenários nacional e local.
Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Da Redação com informações AEN